Como elaborar um bom demonstrativo de resultado para a minha empresa?

Como elaborar um bom demonstrativo de resultado para a minha empresa?

setembro 10, 2019 0 Por thiagosocialfigures

Você já deve ter ouvido falar sobre o demonstrativo de resultado, ferramenta comum ao abordarmos as finanças de médias empresas. Afinal, toda empresa que quer dar lucros precisa conseguir avaliar seus resultados alcançados de forma clara e objetiva, não é mesmo?

Nós entendemos o quão difícil é ter que gerenciar uma empresa e ainda estar de acordo com as exigências e burocracias brasileiras. É por isso que no post de hoje vamos explicar tudo sobre demonstrativo de resultado.

Também conhecido como DRE, vamos explicar qual o processo para elaborá-lo e como ele pode impactar tanto de maneira positiva quanto negativa, até mesmo no momento da pretensão da venda de uma empresa. Para descobrir tudo isso, é só continuar lendo!

O que é um demonstrativo de resultado 

De maneira simples e rápida, a sigla DRE significa Demonstrativo de Resultados do Exercício. É um relatório feito em determinado período de tempo que mostra todas as operações financeiras de uma empresa.

Dessa forma, é possível analisar como está o setor financeiro da sua empresa, se ela está tendo lucro ou prejuízo e onde constam as maiores despesas e receitas da sua operação.

Para que serve o DRE 

O demonstrativo de resultados é um dos documentos mais importantes para se entender como está a saúde financeira de uma empresa. A DRE também ajuda em vários situações distintas, como no pedido de financiamento para bancos e também na atração de novos investidores.

Outra questão importante é quando o empresário não se identifica mais com o setor que escolheu para o seu empreendimento e decida vendê-lo. Para concretizar tal venda, é preciso uma DRE bem elaborada em mãos, pois um comprador em potencial vai solicitar este relatório para auxiliá-lo na sua tomada de decisão.

O que é necessário conter em um demonstrativo de resultado

É extremamente necessário que você disponibilize todas as informações requeridas para a montagem do seu demonstrativo. Só assim você conseguirá ter o resultado confiável da situação financeira do seu empreendimento.

Elaboramos aqui um passo a passo para você montar o seu DRE. São 7 etapas que, se seguidas, farão com que você chegue ao demonstrativo de resultado ideal das suas operações:

  1. Utilize a sua receita operacional bruta (como vendas de produtos e prestação de serviços) e subtraia pelas suas deduções da receita bruta (que são devoluções, abatimentos, impostos e contribuições incidentes sobre vendas). O resultado dessa operação é a receita operacional líquida;
  1. Agora diminua ela pelo custo das vendas, que contém o custo dos produtos vendidos, o custo das mercadorias e o custo dos serviços prestados. Esse vai ser seu resultado operacional bruto;
  1. Então diminua esse valor pelas despesas operacionais, que são as despesas com vendas e despesas administrativas, e diminua também pelas suas despesas financeiras líquidas;
  1. Também subtraia as suas receitas financeiras, variações monetárias e cambiais passivas, variações monetárias e cambiais ativas e outras receitas e despesas, como o resultado da equivalência patrimonial, a sua venda de bens e os seus direitos do ativo não-circulante;
  1. Agora, subtraia o custo da venda de bens e direitos do ativo não circulante. O resultado dessa operação vai ser chamado de “resultado operacional antes do imposto de renda e da contribuição social e sobre o lucro”, também conhecido como EBITDA;
  1. Utilize esse resultado para subtrair pela provisão para imposto de renda e contribuição social sobre o lucro. Esse resultado será o seu lucro líquido antes das participações;
  1. Agora, subtraia também, se tiver, seus gastos com debêntures, empregados, participações de administradores, partes beneficiárias, fundos de assistência e previdência para empregados. Finalmente chegamos ao seu resultado do lucro líquido do exercício, que é o número que você estava buscando. Todo este cálculo é o que compõe o seu demonstrativo de resultado.

Lembre-se que ao esquecer ou deixar algo de fora, o resultado poderá ficar distorcido, comprometendo a veracidade e até mesmo a utilidade das informações.

Contrate um profissional 

Como vimos, os cálculos são simples, porém, encontra as informações corretas pode ser algo que exija tempo. É sempre interessante contar com um profissional especializado no assunto para ajudar na elaboração de uma DRE, sobrando tempo para deixá-lo focado nas atividades principais do seu negócio.

Gostou deste artigo? Faça uma simulação e calcule sua mensalidade agora mesmo.