Como calcular o valor de uma empresa?
Existem vários momentos cruciais em empresa onde são necessárias tomadas de decisão arriscadas. E aí, diversas dúvidas surgem, mas uma das mais famosas é entender o valor total do seu negócio. E como calcular o valor de uma empresa?
Atualmente, inúmeros acordos de compra e venda de grandes corporações são feitos no mercado e transmitidos pela mídia. É nesse momento que a dúvida retorna à cabeça do empresário. Para obter a resposta, é preciso executar um método conhecido como valuation, conhecendo assim o valor da sua empresa.
Para entender como calcular o valor de uma empresa e saber mais sobre o valuation, confira as questões abaixo que separamos para o post de hoje:
Como saber o valor de uma empresa?
Existem diferentes métodos para a realização desse cálculo, sendo as três mais comuns o Fundo de Caixa descontado (FCD), o Valor Patrimonial e a operação de Múltiplos de Mercado. Todas representam maneiras diferentes de realizar o valuation e são normalmente utilizadas pelo mercado quando se trata de compra e venda.
Para reproduzir um valuation sem erros, é extremamente importante que você contrate profissionais especializados nesse serviço. Por mais qualificados que sejam seus colaboradores, nem todos terão um conhecimento aprofundado sobre finanças no mercado atual e entendem como calcular o valor de uma empresa.
O desenvolvimento desse cálculo envolve diferentes fatores que levam em conta influências internas e externas à empresa. São integrados à operação os seguintes aspectos: branding, visibilidade da marca e até mesmo o cenário econômico e político em que o empreendimento está inserido.
Antes de executar a conta matemática, é importante saber que o valuation é tido como uma percepção de mercado. As operações feitas para se chegar a um resultado envolvem estimativas diferentes, algumas subjetivas, sendo assim, não há como chegar a um número exato que represente o valor de uma empresa em definitivo.
Como realizar o valuation?
Abordando as três metodologias mais conhecidas de como calcular o valor de uma empresa, temos:
FCD (Fluxo de Caixa Descontado)
Esse método é um dos mais reproduzidos por profissionais para tomar conhecimento do quanto podem investir futuramente. Para a sua efetivação, são considerados fatos históricos, imobilizados, lucros, valores da marca, projeções de mercado e riscos. Dentro da equação que é realizado no FCD é essencial a abordagem de três fatores:
- Avaliar o fluxo de caixa da empresa referente a entrada e saída de dinheiro por volta de cinco anos;
- Estabelecer uma taxa de desconto referente ao risco que a empresa possui, envolvendo, nesse caso, investimentos e financiamentos;
- Calcular todos os fluxos realizados na data presente da realização da soma, podendo ser utilizados modelos matemáticos.
De maneira resumida, o valuation nesse caso é feito considerando os riscos do empreendimento, investimentos feitos nos ativos operacionais e o seu custo de capital atual.
Múltiplos de Mercado
Essa é uma das metodologias mais simples e arriscadas de como calcular o valor de uma empresa para indústrias de capital fechado. O conhecimento do valor de uma empresa por meio dos múltiplos acaba sendo facilmente empregado em companhias de capital aberto.
Para realizar o cálculo de Múltiplos de mercado, é preciso observar os valores de outras companhias que sejam similares a sua. Sendo assim, este é um método comparativo.
É importante lembrar que os empreendimentos têm visões e abordagens de mercado diferentes entre si. Portanto a utilização desse recurso não é muito eficaz para projeções investimentos de futuros.
Valor Patrimonial
Frequentemente aplicado quando se procura saber o valor total do patrimônio, também pode ser empregado para chegar ao montante total de quanto vale a sua empresa. Esse cálculo faz muito uso do senso comum ao realizar o valuation e pode não ser muito eficaz aos olhos de quem prefere análises mais profundas.
A operação é feita aplicando o balanço patrimonial da empresa e subtraindo a soma do passivo de todos os ativos circulantes e não circulantes. Esse cálculo também leva em consideração a avaliação do patrimônio líquido.
Um dos pontos negativos desse processo é a exclusão de outros fatores, como a continuidade da empresa, futuros investimentos e seu potencial de crescimento. Geralmente é voltado para empresas que atuam em mercados mais estagnados.
Quem pode executar tal operação?
A importância de uma contabilidade neste aspecto vai muito além de uma conta que pode ser realizada rotineiramente na empresa. É importante se questionar qual o propósito deste cálculo: atrair mais investimentos? Uma organização financeira interna? Ou o objetivo é a venda?
Independente da razão, é de extrema importância que busque um profissional qualificado para a realização desta atividade.
Grupo Oberle é uma contabilidade digital especialista no assunto. Se você quer saber como calcular o valor de uma empresa, não perca tempo e entre em contato para receber um orçamento. Realize o valuation da sua empresa de forma correta e assertiva.
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