6 vantagens de contratar um escritório de contabilidade

6 vantagens de contratar um escritório de contabilidade

dezembro 28, 2017 0 Por Oberle

Contratar um escritório de contabilidade pode trazer diversas vantagens para o seu negócio. A função dos profissionais da contabilidade pode ir muito além do cumprimento das obrigações legais e gerar informações que são fundamentais na tomada de decisão, promovendo o sucesso da empresa.

Sabendo disso, a imagem do contador como um profissional responsável apenas por procedimentos burocráticos está ficando no passado. É cada vez maior o número de empresas que enxerga a contabilidade como uma aliada. Entretanto, a dúvida que surge é: será que é mais vantajoso contratar um escritório de contabilidade ou manter um setor interno de contabilidade?

Neste artigo veremos todas as vantagens que a sua empresa tem ao contratar um escritório de contabilidade. Confira.

1. Foco na atividade da empresa

A primeira das vantagens de contratar um escritório de contabilidade é poder colocar o foco de toda a organização no que realmente importa: a atividade-fim da empresa. Administrar um setor interno de contabilidade pode aumentar a complexidade das atividades e fazer com que você perca um tempo precioso que poderia ser utilizado em atividades mais produtivas.

2. Mão de obra especializada

Muitos empreendedores desconhecem a complexidade da contabilidade. Existe uma grande diferença entre a qualidade dos serviços prestados por um escritório de contabilidade especializado em determinado segmento e outro profissional que costuma atender outro público.

Ao contratar um escritório de contabilidade, você pode buscar por um serviço especializado. Isso aumenta a eficiência e promove a rapidez na resolução dos seus problemas – além de possibilitar a geração de informações mais completas e auxiliá-lo na gestão da empresa.

3. Uma visão de fora da organização

Para os profissionais que lidam diariamente com as rotinas da sua empresa e estão acostumados e enxergar as mesmas contas todos os meses, é muito difícil identificar pontos de melhoria. Um olhar de fora da organização pode ser muito importante para encontrar novas alternativas.

Isso pode ser aplicado tanto na identificação de despesas que podem ser reduzidas quanto na assertividade do enquadramento tributário – entre diversas outras rotinas. Com os conhecimentos e a experiência de um escritório de contabilidade especializado, certamente a sua empresa será beneficiada.

4. Um escritório de contabilidade diminui os custos

Você já parou para calcular todos os custos envolvidos em manter um setor interno de contabilidade? É preciso arcar com contratação, treinamento, salários e encargos, entre diversos custos pessoais. Além disso, é necessário adequar a estrutura física e reorganizar os processos internos.

Todos esses custos são minimizados com a contratação de um escritório de contabilidade. É pago um valor mensal pelos serviços prestados e você não precisa se preocupar com mais nada. Além de manter as despesas reduzidas, ainda é possível ter uma previsibilidade maior sobre os gastos mensais – o que contribui para os controles financeiros.

5. Cumprimento de todas as obrigações

É muito comum vermos empresas que possuem um profissional responsável pela contabilidade interna que fica acomodado e não se atualiza. Um escritório de contabilidade especializado está em contante atualização sobre o que há de novo na contabilidade e também em relação às novas legislações que podem afetar as suas atividades.

Isso garante que a sua empresa continue cumprindo todas as obrigações legais e evite problemas com o poder público – que podem resultar em penalidades, como multas pesadas. Além disso, você fica mais tranquilo para focar nas atividades empresariais sabendo que a empresa está em boas mãos.

6. Acesso a informações gerenciais importantes

Essa atualização do escritório de contabilidade também reflete na geração de informações gerenciais que auxiliam na sua tomada de decisão. A contabilidade é cada vez mais importante quando falamos sobre finanças ou análise do desempenho empresarial – contribuindo positivamente para que você alcance os melhores resultados.

Entre os dados que podem ser trabalhos pela contabilidade estão o planejamento tributário, fluxo de caixa, controle de estoques, análise dos resultados do exercício, métricas e índices (como de endividamento, liquidez ou rentabilidade), cálculo do preço de venda ideal, necessidade de capital de giro, ponto de equilíbrio, entre diversos outros.

Você já conhecia as vantagens que a sua empresa tem ao contratar um escritório de contabilidade? Gostou das informações apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário!