Como abrir uma empresa: preciso de uma contabilidade?

Como abrir uma empresa: preciso de uma contabilidade?

Quando se tem a intenção de entender melhor como abrir uma empresa, esta é a dúvida que sempre surge: preciso de uma contabilidade?

É fato que existem processos de abertura e de impostos simplificados cuja declaração ou quitação podem ser realizados sozinhos. Porém, é preciso ressaltar que esse processo é restrito a pequenas empresas, com pouca necessidade de controle e com faturamentos bem reduzidos.

A intenção dos empreendedores é a de que tenham negócios de sucesso e que seus faturamentos os mantenham com um padrão sempre acima da competição do mercado. Então, a abertura de uma empresa mais complexa e que possua perspectivas de faturamentos elevados deve ser feita por empresa contábil especializada.

Mesmo na situação de pequenos negócios que comecem a evoluir o enquadramento em novos perfis fiscais, será necessário um bom conhecimento contábil, fiscal e tributário.

Neste artigo iremos descrever a importância de ter uma empresa contábil no processo de como abrir uma empresa, seja para assessoria na abertura ou seja na continuidade do seu negócio. Vamos lá?

Como abrir uma empresa

Abrir uma empresa é uma atividade que envolve várias etapas e trânsito pela burocracia de municípios, estados e do governo federal. Muitas vezes, a falta de conhecimento atrasa e dificulta a sua legalização e início de atividades.

Ter uma empresa de contabilidade lhe assessorando em como abrir uma empresa permite definir o melhor modelo de enquadramento tributário para o seu negócio, obtendo ganhos com impostos e resultados efetivos.

Atuação de uma empresa contábil

Antigamente escritórios de contabilidade e profissionais autônimos eram vistos como meros despachantes por muitos empreendedores. Eram utilizados sob a demanda de correção de irregularidades ou na obtenção de acesso a órgãos de fiscalização com mais rapidez.

Esta visão foi totalmente superada e há muito tempo os profissionais de contabilidade começaram a ter uma representatividade fundamental em relação a empresas bem sucedidas não só no Brasil, como no mundo.

Sua atuação, com a era da informatização, passou a ser de forma geral aos contadores, de profissionais que atuam em planejamento e orientação do negócio, de forma operacional e estratégica, auxiliando a prover de informações à alta administração para a tomada de decisões e orientações societárias e de ajustes fiscais e operacionais.

A integração com profissionais da área jurídica com atuação em tributos e outras especializações deu respaldo a uma atuação decisiva para evitar riscos as empresas.

Desta maneira empresas de contabilidade passaram de apenas ser executantes técnicos para verdadeiros centros de orientação e assessoria contábil, normalmente com estruturas multidisciplinares de apoio.

Necessidade de contratar um contador ou empresa de contabilidade

Como abrir uma empresa: contador ou empresa de contabilidade?

Uma exigência legal é que exista um profissional contábil, com registro do respectivo Conselho Regional de Contabilidade, para assinar os balanços de uma empresa e fornecer informações fiscais aos órgãos de fiscalização.

Normalmente, contratar um profissional qualificado tem um custo maior para a empresa pela necessidade de ter uma equipe de apoio com diversas formações – jurídica, administrativa, contábil, sistemas etc –, encarecendo e ampliando seus gastos com pessoal.

Ter uma empresa contábil contratada suprirá essas necessidades e eliminará riscos inerentes a contratação de pessoal.

Não arrisque seu capital tentando economizar

Tentar realizar atividades de registro e posteriormente de acompanhamento de seu negócio sem auxílio de uma empresa qualificada, além de ser um alto risco de atrasos com a burocracia para formalização da empresa, envolve possibilidade de multas e punições, tanto para sócios como para as operações da empresa.

Além disso, a exigência de ter um profissional contábil devidamente autorizado para o exercício de suas funções é algo ligado à Lei e às Normas. Então, sua empresa terá de contratar um contador. Nesse caso, pela extensão de possibilidades de atuações feitas por um escritório contábil, o fechamento de contrato de prestação de serviços com essa opção se torna algo muito mais adequado.

Contratando um escritório de contabilidade pela internet

Tenha em mente que a contratação de uma empresa de contabilidade tem uma abrangência muito mais ampla, ao contrário do pensamento senso comum de que simplesmente está disponível para facilitar a vida do empresário quanto a aspectos legais.

Uma empresa contábil atua, nos dias de hoje, como uma assessoria completa, que abrange informações de controle, fiscais, de pessoal e societárias, oferecendo suporte a levantamento de dados consistentes e auxiliando a tomada de decisões e de planejamento em médio e longo prazo. E isso pode acontecer pela internet!

A Oberle, por exemplo, atua não só com a consultoria presencial, mas também pela internet para empresas menores, sem a necessidade de visitas físicas, podendo atender a todo o Brasil.

Pensando em como abrir uma empresa? Então acesse o nosso site e conheça uma empresa séria e que pode atender a todas as suas necessidades, desde a criação de seu empreendimento até o desenvolvimento e equilíbrio contábil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *