Contabilidade para prestadores de serviços: preciso mesmo?

Contabilidade para prestadores de serviços: preciso mesmo?

fevereiro 1, 2018 0 Por Oberle

Quando falamos sobre os serviços da contabilidade, logo pensamos em grandes empresas de faturamento milionário, centenas de funcionários e uma alta carga tributária. Porém, não são apenas as grandes organizações que necessitam dos serviços prestados pelo contador – todas as atividades econômicas se beneficiam deles.

Para os prestadores de serviços não é diferente. Apesar de ser uma atividade de baixa complexidade – muitas vezes, executada sem a necessidade de um ponto comercial ou de funcionários – a contabilidade ainda é necessária. Como você pode legalizar esse negócio? Fazer a emissão de notas fiscais? Ou então otimizar a gestão da empresa?

A contabilidade possui ferramentas que transmitem tranquilidade para que o prestador de serviços foque apenas no que é importante: o atendimento de qualidade dos seus clientes. Todas as exigências legais, burocracias e até mesmo ferramentas gerenciais podem ficar por conta do escritório de contabilidade.

Veremos neste artigo alguns motivos que comprovam a importância da contabilidade para prestadores de serviços. Confira!

Formalização do negócio

Tudo começa ainda na formalização do negócio. Mesmo atividades simples – como um profissional que realiza a instalação de aparelhos de ar condicionado e conta apenas com um ajudante – precisam ser regularizadas para evitar problemas com o poder público.

Para os prestadores de serviço, existem as opções de legalizar as atividades como um profissional autônomo ou fazer a abertura de uma empresa. Ambas alternativas requerem o encaminhamento de vários documentos e o contador é o profissional indicado para isso.

A abertura de uma empresa envolve diversas atividades e um elevado grau de complexidade:

  • Registro do CNPJ
  • Definição da natureza jurídica e forma de tributação
  • Registro na Junta Comercial
  • Registro da empresa na prefeitura do município
  • Inscrição estadual
  • Registro na Previdência Social
  • Licenças específicas da atividade empresarial desenvolvida

Redução dos impactos tributários

Nenhuma atividade empresarial que atua dentro da legalidade está livre do recolhimento de tributos. Porém, é possível reduzir essa carga tributária após um estudo que avalia as melhores alternativas para cada caso.

Grandes empresas podem reduzir drasticamente o impacto tributário através de mudanças no regime tributário ou aproveitamento de incentivos fiscais. Mesmo os prestadores de serviço que atuam sozinhos também pode se beneficiar disso – afinal, a simples definição entre trabalhar como autônomo ou registrar um CNPJ pode influenciar significativamente nos valores devidos.

Cumprimento das normas fiscais, trabalhistas e contábeis

Um prestador de serviços precisa cumprir com as exigências de diversas normas legais: fiscais, contábeis, trabalhistas, previdenciárias, entre outras. Conhecer a legislação de cada uma delas é inviável para um empreendedor que está focado no desenvolvimento do seu negócio, por isso a contabilidade se encarrega disso.

Você deve recolher diversos tributos, obedecer às normas trabalhistas, elaborar uma folha de pagamento (mesmo que tenha somente um funcionário), apresentar diversas demonstrações contábeis, recolher as contribuições previdenciárias, obedecer as exigências da prefeitura do seu município. E essas são apenas algumas das exigências.

Contabilidade como ferramenta gerencial

Além de cuidar de toda a parte legal para os prestadores de serviços, a contabilidade também é uma ótima ferramenta gerencial que pode ajudá-lo a melhorar o desempenho financeiro do seu negócio. Com os conhecimentos do contador é possível obter informações muito valiosas para desenvolver uma empresa.

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, o contador não fica limitado a atividades burocráticas. Vários dos conhecimentos que esse profissional possui estão relacionados a finanças e gestão de negócios. Veja alguns ganhos que é possível obter com a contabilidade:

  • Utilização de um fluxo de caixa para controlar as entradas e saídas financeiras que acontecem ao longo das atividades desenvolvidas – além de contribuir para o controle das contas futuras
  • Análise das principais despesas da atividade desenvolvida pelo prestador de serviço, com o objetivo de promover a redução dos custos e o aumento do lucro obtido
  • Análise do desempenho financeiro, encontrando alternativas para maximizar os resultados
  • Cálculo do preço de venda ideal a ser cobrado pela prestação de serviços – levando em conta os custos da atividade e a situação do mercado

Você já conhecia a importância da contabilidade para os prestadores de serviço? Conheça quais são os serviços que a Oberle presta para esse público e descubra como podemos ajudá-lo a crescer!