O que é e como funciona o valuation?

O que é e como funciona o valuation?

fevereiro 5, 2018 0 Por Oberle

Você sabe quanto vale a sua empresa? O valuation é um processo que pode ajudá-lo a descobrir essa informação. Vemos frequentemente casos de empresas e startups que são vendidas por milhões ou bilhões – mas como será que é calculado o valor ideal por essa compra?

É muito difícil definir exatamente quanto vale uma empresa. São diversas variáveis envolvidas – desde a estrutura física até bens intangíveis, como os clientes ou a reputação da marca. Por essa razão, o valuation se baseia em uma percepção do mercado.

Isso significa que não há uma exatidão nesse cálculo. É realizada uma análise financeira da empresa levando em consideração conhecimentos sobre o mercado, o setor de atuação, uma perspectiva estratégica e atributos técnicos. Os resultados encontrados podem ser variáveis, já que não há uma forma definitiva e única de cálculo.

Se você deseja compreender melhor como descobrir o valor da sua empresa, confira neste artigo o que é e como funciona o valuation!

O que é valuation?

Em um mundo empresarial repleto de oportunidades de investimentos, compras de empresas e outros procedimentos que levam organizações a um patamar superior, conseguir mensurar o valor de uma empresa se torna fundamental. Foi com esse intuito que foi criado o valuation.

O valuation é um processo utilizado para estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada, usando um modelo quantitativo. Apesar disso, seria impossível calcular o valor de uma empresa sem considerar uma certa dose de subjetividade no julgamento do empreendedor ao definir premissas e selecionar fontes de dados.

Sendo assim, a confiabilidade do resultado encontrado pelo valuation dependerá da percepção do mercado e da lógica utilizada pelo empreendedor em suas decisões. Afinal, todo o contexto em que a empresa está inserida influencia diretamente no seu valor de mercado.

Como fazer o valuation de uma empresa?

O cálculo de valuation de uma empresa tem um alto grau de complexidade por conta de todos os fatores que exercem influência. O método mais utilizado atualmente busca trazer para o valor presente os resultados de fluxo de caixa futuros.

Para atingir essa finalidade, é possível dividi-lo em 3 grandes etapas: estimativa do fluxo de caixa, definição da taxa de desconto e conversão dos resultados para o valor presente. Veja como esse cálculo pode ser realizado:

1. Estimativa do fluxo de caixa para os próximos períodos

A primeira etapa para o cálculo do valuation de uma empresa é fazer uma estimativa do fluxo de caixa para os próximos períodos. Isso pode ser feito através da subtração do montante recebido pelo montante gasto.

2. Definição da taxa de desconto

Depois de estimado o fluxo de caixa para os próximos períodos, é definida a taxa de desconto – que é baseada no risco da empresa de acordo com outras oportunidades de investimento (como a bolsa de valores ou a poupança).

É nesse momento que entram os fatores mais subjetivos do cálculo, pois diversos aspectos podem influenciar no crescimento ou retração de uma empresa. Uma startup no seu primeiro ano de funcionamento oferece riscos muito maiores de sobrevivência do que uma empresa com anos de atuação, certo?

Do mesmo modo, é preciso considerar todos os outros fatores que possam causar incertezas nos investidores e diminuir o valor da avaliação da empresa.

3. Trazer os resultados para o valor presente e somá-los

Depois de encontrados os resultados, basta atualizá-los para o valor presente de modo que representem o valor atualizado da empresa.

A relação da contabilidade com o valuation

Os dados que precisam ser levantados e manipulados para o processo de valuation possuem uma alta dose de complexidade, certo? Por essa razão é tão importante contar com o auxílio de um escritório de contabilidade para realizar esse procedimento. O contador é um profissional que possui experiência em lidar com essas informações e pode fazer o cálculo da maneira correta.

Se você deseja ou precisa saber o valor da sua empresa, é fundamental buscar um parceiro que tenha os conhecimentos adequados sobre avaliação de empresas e transmita confiança ao longo do processo, certo? A Oberle é um escritório de contabilidade que trabalha com o serviço de valuation e pode ajudá-lo a solucionar os seus problemas.

Você deseja conhecer melhor como funciona o serviço de valuation da Oberle? Então visite o nosso website!