Assessoria contábil: o que é e como funciona?

Assessoria contábil: o que é e como funciona?

fevereiro 6, 2018 0 Por Oberle

Em meio à grande dinâmica das atividades empresariais, a assessoria contábil pode transmitir ao empreendedor toda a tranquilidade necessária para que ele foque em seus objetivos. Esse serviço prestado pelo profissional da contabilidade cuida de todos os aspectos relacionados às normas contábeis e fiscais – além de fornecer valiosas informações estratégicas.

Você fica perdido em meio a tantas obrigações legais, recolhimento de impostos, folha de pagamento, exigências trabalhistas, demonstrações contábeis, e diversas outras rotinas? É para resolver todas essas questões que existe a assessoria contábil.

Além de garantir o cumprimento de todas essas obrigações, os relatórios produzidos pela contabilidade servem como base para análises profundas sobre a situação econômica do negócio. Ou seja, você aproveita todas as informações coletadas da organização para tirar conclusões importantíssimas sobre o desempenho do período.

Veremos neste artigo o que é a assessoria contábil e tudo o que a sua empresa tem a ganhar. Confira!

O que é uma assessoria contábil?

A assessoria contábil é um serviço prestado pelos profissionais da contabilidade que inclui a coleta e organização de todas as informações de uma organização. Com base no registro de cada movimentação financeira realizada é possível elaborar e apresentar os relatórios e demonstrativos exigidos pelo poder público.

É com base nas informações coletadas que é calculado o valor a ser recolhido de impostos, é elaborada a folha de pagamento, estruturados os lançamentos contábeis, elaborados os demonstrativos contábeis e atendidas às demais exigências legais. Veja quais são as principais rotinas envolvidas na assessoria contábil:

  • Classificação e escrituração da contabilidade de acordo com as normas e princípios contábeis vigentes
  • Elaboração de balancetes, que é um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em movimento e seus respectivos saldos
  • Elaboração do Balanço Anual e Demonstrativo de Resultados

Para a realização de todas essas atividades é fundamental a contratação dos serviços de um escritório de contabilidade em que você possa confiar. Será preciso dar acesso a todas informações do seu negócio para que esses procedimentos sejam realizados corretamente.

Como funciona a assessoria contábil?

Muitos empreendedores reconhecem a importância de uma assessoria contábil para o cumprimento das exigências legais – afinal, o suporte de um contador é fundamental nesse processo – porém desconhecem como é o funcionamento dessa atividade.

Conforme acabamos de ver, o contador precisa ter acesso a todas as movimentações financeiras da sua empresa. Cada compra, venda ou qualquer outra operação que constitua um fato contábil deve ser levada em conta para organizar as informações.

Com base em todas essas informações, nos conhecimentos do profissional da contabilidade e obedecendo as normas e princípios contábeis, cada um dos documentos exigidos pode ser encaminhado. Assim, você fica tranquilo em relação a todos os compromissos com o poder público.

Ganhos para a gestão da empresa

Se a assessoria contábil coleta e organiza todas as informações financeiras da sua empresa, por que não utilizar essas informações para ajudá-lo na gestão do seu negócio? É cada vez mais comum vermos a contabilidade como uma ferramenta gerencial responsável pelo levantamento de informações muito úteis para a tomada de decisão.

Quando você tem ao seu lado um contador com notório conhecimento de todo o processo de gestão, ele pode se tornar um grande aliado para ajudá-lo a alcançar os melhores resultados. Mais do que processos burocráticos e legais, a contabilidade pode alavancar os resultados.

Veja algumas das informações gerenciais que podem ser trabalhadas a partir de uma assessoria contábil:

  • Comparação dos resultados com períodos anteriores com base no Balanço Anual e Demonstrativo de Resultados – permitindo uma análise sobre crescimento do capital de giro, investimentos, imobilizados, endividamento, entre diversos outros fatores
  • Planejamento tributário para encontrar as melhores alternativas tributárias para a empresa, reduzindo as despesas com impostos
  • Análise sobre os resultados obtidos no período (lucro, prejuízo, evolução do patrimônio)
  • Cálculo da margem de contribuição de cada produto e do preço de venda ideal para alcançar o lucro esperado
  • Auxílio para elaboração de um controle financeiro e gestão dos estoques da empresa
  • Cálculo do ponto de equilíbrio – que mostra quanto a empresa precisa vender para obter lucro no período

Você já conhecia o funcionamento da assessoria contábil? Deseja saber mais sobre o assunto? Conheça o serviço de assessoria contábil prestado pela Oberle!