Consultoria tributária: como funciona?

Consultoria tributária: como funciona?

março 8, 2018 0 Por Oberle

Um bom serviço de consultoria tributária pode ser o diferencial que a sua empresa precisa para potencializar os resultados alcançados. Muitos empreendedores elaboram inúmeras estratégias para aumentar o lucro obtido mas não dão atenção aos tributos – que representam um grande gasto mensal.

Segundo um levantamento feito pela Becomex, empresa especializada na área tributária, mais de 50% das empresas exportadoras no Brasil pagam mais impostos do que deveriam. E isso não é uma exclusividade das empresas que vendem para fora do país. Muitos empreendedores acabam pagando mais tributos do que poderiam por falta de conhecimento sobre a legislação tributária.

É por essa razão que a consultoria tributária se torna tão importante. Imagine como a sua empresa poderia crescer com uma redução na carga tributária. É uma economia de dinheiro que pode ser investido em outras áreas da empresa – permitindo que o negócio alcance resultados ainda melhores com vendas.

Veremos neste artigo como funciona o serviço de consultoria tributária. Confira.

O que é consultoria tributária?

Como você já deve saber, o Brasil possui um dos sistemas tributários mais complicados do mundo e uma elevada carga tributária. São operações de débitos e crédito tributário, mecanismos de redução da alíquota, casos de isenção, diferentes bases de cálculo e muitas legislações que mudam a todo instante.

Considerando todo esse contexto caótico, a consultoria tributária procura melhorar a relação das empresa com os tributos. O serviço é prestado por profissionais da contabilidade que possuem domínio sobre assuntos tributários e podem auxiliar a empresa a encontrar as melhores alternativas para cumprir todas as exigências tributárias pagando o menor valor possível.

Como funciona a prestação do serviço

Uma boa consultoria tributária deve começar considerando que cada empresa vive uma realidade própria e deve ser estudada para que sejam encontradas as melhores alternativas tributárias. Mesmo empresas que atuam no mesmo segmento podem ter grandes diferenças quando o assunto é tributação – afinal, isso pode variar de acordo com inúmeros fatores.

O profissional de contabilidade analisa todas as obrigações tributárias da empresa e verifica o recolhimento de tributos diretos e indiretos. O objetivo do serviço é otimizar o recolhimento desses impostos, eliminando pagamentos indevidos e assegurando que todas as exigências serão cumpridas de acordo com a legislação.

Além disso, é importante que o empreendedor compreenda melhor como funciona o recolhimento dos tributos da sua empresa. Você sabe qual é a base de cálculo e a alíquota de cada imposto? Para que é destinado esse valor? Como deve ser feito o recolhimento? Todas essas informações permitem que você tenha mais domínio sobre o assunto.

Para quem é indicado o serviço?

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, a consultoria tributária não é dedicada apenas para grandes empresas que possuem uma estrutura complexa. Qualquer atividade econômica que seja obrigada a recolher tributos pode se beneficiar desse serviço.

Mesmo uma pequena empresa que possui poucos funcionários pode estar pagando mais tributos do que o necessário. Nesses casos, o impacto tributário é ainda maior sobre os resultados obtidos e a sua redução pode permitir o desenvolvimento do negócio.

A importância da consultoria tributária

A consultoria tributária tem a sua importância comprovada por uma série de benefícios que o serviço concede para as empresas. Confira quais são os principais deles:

  • Escolha do melhor enquadramento tributário. A opção pelo melhor enquadramento tributário pode reduzir drasticamente o impacto dos tributos, além de alterar as exigências que devem ser cumpridas pela empresa.
  • Redução dos custos com tributos. Com um estudo sobre os tributos que precisam ser pagos e todos os benefícios que podem ser aproveitados, acontece uma redução de custos com tributos.
  • Cumprimento de todas exigências. Além de reduzir os custos, a consultoria tributária se certifica de que todas as exigências tributárias são cumpridas pela empresa.
  • Eliminação de erros na apuração de impostos. Vários pequenos erros podem acontecer na apuração dos impostos, o que pode causar o aumento das despesas. A consultoria tributária identifica essas falhas para corrigi-las.
  • Atualização legislativa. A legislação tributária muda com muita frequência no Brasil e estar atualizado é fundamental para cumprir todas as exigências legais e aproveitar os incentivos fiscais.
  • Conhecimento sobre os tributos. Além de todos os benefícios para a empresa, o empreendedor também tem a oportunidade de aprender mais sobre os tributos que precisa pagar todos os meses.

Gostou das informações sobre a consultoria tributária? A Oberle pode ajudá-lo a otimizar a relação da empresa com os tributos. Faça agora mesmo uma simulação de valores com a Oberle e obtenha uma consultoria tributária na medida certa!