O que saber ao contratar um escritório de contabilidade

O que saber ao contratar um escritório de contabilidade

março 8, 2018 0 Por Oberle

Você está pensando em contratar um escritório de contabilidade? Essa decisão precisa ser muito bem avaliada para fugir dos problemas que podem acontecer no processo e contratar profissionais competentes e empenhados em ajudar a sua empresa a alcançar o sucesso.

Já imaginou como seria contratar um escritório de contabilidade que não informa a você todas as obrigações que a sua empresa deve cumprir? Ou então fica limitado à prestação de apenas um tipo de serviço, exigindo que você contrate outro escritório para complementar as demandas necessárias?

Além de causar uma grande dor de cabeça, essas situações podem custar ainda mais para os cofres da organização. Por outro lado, escritórios de contabilidade competentes vão além do esperado e podem ajudá-lo até mesmo a obter informações úteis para a gestão do seu negócio.

Veremos neste artigo 6 coisas que você deve saber antes de contratar um escritório de contabilidade. Confira.

1. Gama de serviços prestados

Quais são os serviços prestados pelo escritório de contabilidade? Muitos deles ficam limitados apenas ao cumprimento das obrigações básicas – como a escrituração contábil e o recolhimento de impostos. Mas e se você necessitar de uma assessoria para o departamento pessoal ou desejar um planejamento tributário para reduzir as despesas?

Procure saber qual é o limite de atuação do escritório que você está contratando. Mesmo que você não vá consumir todos os serviços prestados no momento, é preferível que você tenha essas alternativas quando necessitar, certo? Dessa forma não será preciso ir em busca de outro escritório de contabilidade.

2.  Atuação em áreas contábeis específicas

O escritório de contabilidade atua em todas as áreas contábeis? É preciso entender que a contabilidade é dividida em diversas áreas de conhecimento – que vão desde os conhecimentos básicos sobre os procedimentos contábeis até o domínio sobre folha de pagamento ou operações comerciais internacionais.

Uma empresa que possui muitos funcionários e lida com importação e exportação de produtos precisa encontrar uma contabilidade que tenha especialidade nesses assuntos, certo? Conhecer as áreas de atuação do escritório contratado pode ajudá-lo a decidir pela opção que agregue mais qualidade.

3. Especialização em determinados segmentos

A contabilidade está cada vez mais segmentada de acordo com as atividades desenvolvidas pelas empresas. Afinal, um escritório de contabilidade que está habituado a atender apenas prestadores de serviço locais não teria condições de acompanhar a complexidade de uma empresa multinacional que executa centenas de operações diariamente, certo?

Procurar por um escritório de contabilidade que costuma atuar com empresas do mesmo segmento do seu negócio pode garantir uma comunicação que flui com mais clareza. Além disso, os profissionais terão domínio sobre as principais operações envolvidas na sua empresa e poderão entregar um resultado satisfatório.

4. Confiabilidade do escritório de contabilidade

Ainda existem muitos empreendedores que se guiam apenas pelos valores cobrados e pelas informações fornecidas pelo escritório de contabilidade. Porém isso não é o suficiente para verificar a sua confiabilidade, certo? Afinal, você precisará dar acesso a todas informações sobre a sua empresa e necessitará dos serviços daqueles profissionais para cumprir todas as exigências legais.

Portanto, é muito importante pesquisar mais a fundo sobre o histórico do escritório de contabilidade, seus profissionais e procurar por relatos de seus clientes. Quando você confia nos profissionais que estão cuidando da sua contabilidade, você ganha até mesmo mais tranquilidade para gerenciar o negócio.

5. Forma da prestação de serviço

Até alguns anos atrás os escritórios de contabilidade conseguiam atender apenas empresas localizadas próximas geograficamente e dependiam dos processos manuais. Com a utilização da internet, é possível prestar um serviço ainda mais competente de forma remota através de um sistema integrado em ambiente online.

Procure conhecer quais são as formas de prestação de serviço que o escritório de contabilidade oferece – afinal, você procure por um serviço de qualidade que ofereça comodidade, certo?

6. Apoio na gestão do negócio

Muitos escritórios de contabilidade entendem que podem ajudar os seus clientes na gestão do negócio para potencializar os resultados obtidos. Encontrar profissionais com essa mentalidade pode garantir resultados ainda melhores na relação entre a contabilidade e a sua empresa.

São diversos aspectos que você precisa ficar atento na hora de contratar um escritório de contabilidade, certo? Se você não deseja se preocupar com os aspectos que vimos ao longo do artigo, conheça a Oberle.!