Consultoria tributária: saiba como funciona.

Consultoria tributária: saiba como funciona.

maio 21, 2018 0 Por Oberle

Você sabe o que uma consultoria tributária pode fazer pela sua empresa? Grande parte dos empreendedores compreende que precisa pagar por tributos regularmente e consegue visualizar o impacto disso nas suas finanças, porém desconhece a legislação que obriga as empresas a recolherem os tributos e as formas de reduzir a carga tributária.

A sua empresa recolhe todos os tributos devidos da forma correta? Será que todos os impostos pagos realmente são obrigatórios e são calculados da forma correta? Todas essas informações são fundamentais para garantir que a sua empresa cumpra todas as obrigações – mas sem recolher tributos de maneira desnecessária.

Uma boa consultoria tributária pode ajudar o seu negócio a otimizar o recolhimento dos impostos, taxas e contribuições. Já imaginou se fosse possível reduzir o impacto da carga tributária nas despesas da sua empresa? Certamente o valor economizado poderia ser investido em outras atividades mais relevantes para o crescimento.

Neste artigo veremos o papel da consultoria tributária para a sua empresa e por que a Oberle pode ser a solução dos seus problemas. Confira.

Como funciona uma consultoria tributária?

A contabilidade fica encarregada pela organização de todo o patrimônio de uma organização – o que inclui rotinas contábeis, fiscais, financeiras, relacionadas ao departamento pessoal, entre outras. Dentro dessas atividades está a relação da empresa com os tributos que devem ser pagos para o poder público.

O intuito de uma consultoria tributária é de melhorar o relacionamento entre a empresa e os tributos. Isso é feito através de processos que avaliam se a empresa está cumprindo todas as obrigações da forma correta e buscam encontrar formas de reduzir os gastos com impostos, taxas e contribuições.

Para colocar isso em prática é feita uma análise de diversas informações da empresa: atividade-fim, principais processos internos, movimentações financeiras, informações gerenciais, histórico de tributos recolhidos, entre outras. É com base nesse estudo e na legislação atualizada que acontece a consultoria tributária.

Os benefícios de uma consultoria tributária

A contratação de uma consultoria tributária traz diversos benefícios para uma organização. Separamos os principais deles para que você tenha conhecimento sobre o impacto causado por esse serviço:

  • Classificação fiscal dos produtos. Uma consultoria tributária garante que todos os produtos recebam uma classificação fiscal correta para que todas as informações estejam corretas na nota fiscal – segundo a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul).
  • Redução da carga tributária. Com um bom estudo sobre as atividades da empresa é possível fazer um planejamento tributário que reduz o impacto da carga tributária para os cofres da organização.
  • Atualização legislativa. A legislação tributária no Brasil sofre alterações frequentes. Por essa razão, uma consultoria tributária também é responsável por garantir que todas as leis sejam seguidas da forma correta.
  • Auxílio na gestão da empresa. A gestão de uma empresa deve dar atenção a todos os setores do negócio, certo? Uma consultoria tributária também pode gerar informações úteis que são utilizadas na tomada de decisão.
  • Segurança para o empreendedor. O empreendedor sente-se mais seguro ao saber que todas as normas tributárias estão sendo seguidas adequadamente.
  • Aproveitamento de incentivos fiscais. Os incentivos fiscais são uma ótima forma de reduzir o impacto tributário em uma organização. Uma boa consultoria verifica todas as possibilidades para serem aproveitadas.

Oberle: contabilidade digital para solucionar os problemas tributários

A Oberle é um escritório de contabilidade digital que presta o serviço de consultoria tributária para que a sua empresa possa obter todos esses benefícios que acabamos de analisar. Além disso, também trabalhamos com diversos outros serviços essenciais de contabilidade para ajudar a sua empresa a crescer. Veja quais são os principais deles:

  • Assessoria contábil: são os principais serviços associados à contabilidade – como a classificação e escrituração da contabilidade de acordo com as normas e princípios contábeis vigentes, elaboração de balancetes e elaboração do Balanço Anual e Demonstrativo de Resultados.

  • Assessoria Depto. Pessoal: é a parte da contabilidade que fica encarregada dos procedimentos relacionados aos funcionários da empresa. As atividades incluem a admissão e demissão de funcionários, emissão de recibos de pagamento, férias, 13º salário, organização de horários, entre outras atividades.

  • Assessoria Fiscal: trata-se de todas as atividades relacionadas às exigências fiscais – como a emissão de livros fiscais, cálculo de impostos, entrega de declarações, entre outras atividades.

  • Imposto de Renda Pessoa Física: suporte ao empresário no preenchimento da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa física para garantir que as informações da Pessoa Física e Pessoa Jurídica estejam de acordo.

  • Certificado Digital: emissão do certificado digital para a sua empresa ficar apta a assinar digitalmente.

  • Valuation: trata-se do processo utilizado para estimar o valor de uma empresa.

Você deseja ter acesso à consultoria tributária e conhecer melhor os serviços prestados pela Oberle? Então faça uma simulação gratuita agora mesmo!