Contabilidade para micro e pequenas empresas: Oberle

Contabilidade para micro e pequenas empresas: Oberle

maio 21, 2018 0 Por Oberle

Líderes de pequenas e microempresas, comumente, encontram dificuldades para lidar com com a gestão contábil dos negócios. Na maioria dos casos, não se trata de despreparo ou negligência e, sim, de ausência de tempo ou recursos humanos para gerir tantas tarefas ao mesmo tempo.

Afinal de contas, quem está inserido nesse contexto sabe que é impraticável implementar um departamento para cada tipo de processo que a empresa deve gerir. Ao mesmo tempo, apenas um ou poucos dirigentes não conseguem dar encaminhamento a todas as demandas pendentes.

Nesse cenário, contar com uma empresa de contabilidade parceira, que venha para organizar toda a parte contábil de sua empresa, é mais do que necessário. No post de hoje, nos propomos a apresentar mais do que um serviço contábil tradicional: falaremos sobre a Oberle, serviço de contabilidade digital que oferece soluções nas áreas de assessoria contábil, assessoria fiscal, departamento de pessoal e muito mais.

Continue acompanhando e saiba mais!

Escolha do regime tributário ideal para pequenas empresas

Uma das principais soluções que a Oberle oferece diz respeito a escolha do regime tributário ideal para pequenas empresas. Isso porque muitos empreendedores incautos, no momento de registrar a empresa, acabam fazendo uma escolha equivocada em se tratando da maneira como serão tributados.

Quanto a isso, devemos destacar que essa escolha deve se dar com base em uma avaliação estritamente técnica, pois escolher uma opção adequada para sua empresa exige um grande conhecimento da legislação tributária em vigor e de conceitos contábeis de difícil compreensão para quem não tem familiaridade com esse campo do conhecimento.

A título de exemplo, deixamos a pergunta: lucro presumido, lucro real e lucro arbitrado, você saberia diferenciar cada um desses três termos? Tratam-se de três categorias de regime tributário, que trazem regras específicas às pessoas jurídicas que se enquadrarem a eles. Com isso, a depender de sua escolha, sua empresa pagará mais tributos do que deveria.

Melhorias na gestão de seu departamento de pessoal

Outra grande gargalo na rotina administrativa de microempresas é a gestão de departamento de pessoal. Tenha em vista que, embora o quadro de funcionários não ultrapasse a casa das dezenas em negócios dessa dimensão, a ineficiência em algumas atividades ou descumprimento de algumas obrigações patronais podem representar prejuízos para seu negócio.

Nesse sentido, você não pode se esquecer que existe uma extensa lista de atividades a cumprir, tais quais:

  • Registro e controle de empregados;
  • Elaboração de folha de pagamentos;
  • Realização cálculos indenizatórios na ocasião de demissões;
  • Acompanhamento de processos de aposentadoria;
  • Pagamento em dia de tributos e encargos sociais.

Um serviço de contabilidade como a Oberle poderá acompanhar essas e muitas outras atividades, de modo a “desafogar” sua equipe de muitas atribuições, além, claro, de entregar ótimos resultados em toda área contábil, uma vez que profissionais do mais alto gabarito conduzirão os trabalhos.

Excelentes soluções na área fiscal

Em diferentes momentos deste post, nós mencionamos o quão importante é imprimir uma gestão contábil em conformidade com a lei em seu negócio. Na área fiscal não seria diferente e um serviço de contabilidade, mais uma vez, será a melhor saída para quem pensa em evitar problemas, sobretudo, problemas com o Fisco.

A esse respeito, devemos salientar que um planejamento tributário é uma das principais soluções apresentadas. A partir desse método de organização, você poderá programar o pagamento de todos os tributos que incidem sobre às atividades desenvolvidas em seu negócio, de forma a não comprometer o seu fluxo de caixa.

Entre outras soluções interessantes oferecidas por um bom serviço de contabilidade, podemos citar o cálculo de impostos atrasados e o acompanhamento de eventuais fiscalizações. Nesses casos, você terá a garantia de que sua empresa desembolsará somente aquilo que, de fato, representar uma obrigação frente às autoridades tributários, sem acréscimos indevidos.

Entre em contato com a Oberle Contabilidade Digital

Como você pôde acompanhar, a Oberle oferece as melhores soluções para pequenas e microempresas em se tratando de contabilidade. E o melhor: trata-se de um serviço 100% digital, com processos inteiramente automatizados, de modo que você poderá contratar nossos serviços de qualquer lugar, não importando onde seu negócio esteja sediado.

Ao mesmo tempo, o fato de o serviço ser digital, não elimina a possibilidade de você entrar em contato diretamente com nossos contadores. Afinal, ao longo dos processos a serem desenvolvidos poderão surgir dúvidas.

Viu como se trata de um serviço feito para sua empresa? Então, não perca tempo, entre em contato com a Oberle!