Balanço contábil da empresa: o que deve conter e qual sua importância?

Balanço contábil da empresa: o que deve conter e qual sua importância?

setembro 10, 2019 0 Por thiagosocialfigures

Para tudo em uma empresa correr bem ela precisa estar de acordo com a lei, principalmente quando se trata de manter os impostos e declarações em dia. O balanço contábil é um dos principais relatórios de gestão de um negócio, e tem como objetivo examinar a situação econômico-financeira da companhia.

Mesmo importante, tende a ser um documento negligenciado pela falta de conhecimento dos empresários ou por uma gestão contábil ineficiente. A não realização desse balanço causa desordem, problemas com a lei e ineficiência na performance da empresa. 

No post de hoje, separamos algumas informações importantes sobre o balanço. Continue a leitura e entenda como realizá-lo sem dores de cabeça!

O que é balanço contábil?

O balanço contábil, ou balanço patrimonial, é uma demonstração anual obrigatória para todas as empresas brasileiras, exceto para Microempreendedores Individuais (MEI). Ele faz parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis de uma entidade. É definido como o cálculo da situação financeira da empresa em um determinado período, geralmente de um ano. Ele deve demonstrar, quantitativa e qualitativamente, a posição patrimonial e financeira da empresa. 

Podemos pontuar a sua aplicação assim:

  • Esclarece a posição patrimonial da empresa, constando bens, direitos e obrigações;
  • Compreende as fontes de recursos para os investimentos da empresa;
  • Analisa a trajetória da empresa e permite criar um plano de ação em cima disso;
  • Ajuda no planejamento tributário da empresa;
  • Fornece informações úteis para partes interessadas. 

Como funciona o balanço contábil?

O balanço contábil é composto por três categorias: os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. Entenda mais sobre elas:

Os ativos

É tudo aquilo que a empresa possui e que pode gerar benefícios econômicos no futuro, ou seja, que de certa forma podem se transformar ou render dinheiro. São exemplos de ativos os itens de estoque, máquinas compradas, dinheiro em caixa, conta movimentada em banco e títulos.

Os passivos

São as obrigações financeiras da empresa, representa as dívidas e pagamentos que ainda precisam ser feitos. São exemplos os salários devidos, impostos a pagar e empréstimos bancários não quitados.

O patrimônio líquido

Essa é a diferença positiva entre o valor dos ativos e passivos. O ideal é que os ativos sejam sempre maiores que os passivos. Sendo assim, o patrimônio líquido é definido como o capital que a empresa possui.

Seguindo as obrigações legais da receita federal, quando a empresa precisa fazer o balanço?

Todas as empresas que se encaixam na norma devem apresentar o balanço patrimonial anualmente. Existem dois prazos: sempre até maio do ano subsequente para as empresas obrigadas a apresentar ECD e até abril do ano subsequente as que não são obrigadas apresentar ECD.

O ideal é que o balanço seja feito mensalmente, dessa forma, quando chegar o momento de apresentar esse registro, tudo já estará certo e devidamente calculado. Lembrando que o demonstrativo é obrigatório segundo as normas do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e aplicado sobre qualquer tipo de empresa. O Código Civil em seu artigo 1.179 também obriga os empresários a terem seus fatos registrados.

Qual a penalidade para a empresa que não faz o balanço contábil?

Assim como todo documento obrigatório, se o balanço contábil não for realizado a empresa sofre algumas penalidades, como: 

  1. Impossibilidade de utilizar a informação para defesa de processos tributários;
  2. Impossibilidade de distribuir lucro isentos acima da presunção; 
  3. Impossibilidade de analisar o desempenho da empresa considerando a competência;
  4. Não possibilitará o requerimento de recuperação judicial da empresa; 
  5. Problemas para levantar haveres dos sócios em uma possível saída da empresa.

O balanço contábil precisa ser feito por um contador?

Considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa, o balanço contábil precisa ser feito de forma rigorosa e responsável. É um processo trabalhoso que depende de profissionais, afinal, é preciso entender não somente de matemática, mas também sobre legislação e normas do CFC.

A escritura do balanço contábil precisa ser feita conforme um conjunto de contas padronizadas, seguindo as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), mesmo que internamente a empresa utilize uma outra forma para fazer o plano de contas financeiro. Por isso a importância de contratar uma empresa especializada no serviço, qualquer erro mínimo pode causar muita confusão futuramente. 

Procure um parceiro fixo e de confiança, que se conecte com o seu negócio e auxilie no cumprimento das obrigatoriedades fiscais da sua empresa.

Gostou deste artigo? Faça uma simulação e calcule sua mensalidade agora mesmo.