Procurando uma assessoria contábil? Conheça a Oberle.

Procurando uma assessoria contábil? Conheça a Oberle.

setembro 10, 2019 0 Por thiagosocialfigures

A saúde financeira é a base de toda empresa bem sucedida. Mas para alcançar esse objetivo, o empreendedor precisa de uma forcinha com a contabilidade do negócio. É nesse momento que surge a equipe financeira e a assessoria contábil! 

Na grande maioria dos casos, empresas de médio e grande porte possuem uma equipe interna que gere as finanças, mas que quase nunca essa equipe dá conta de tudo sozinha.

Como assessores contábeis, aqui na Oberle entendemos que o futuro digital, pouco a pouco, vem conquistando territórios dentro da contabilidade e facilitando o trabalho nela. Nossos clientes estão em busca de algo inovador, prático e que se adapte a um estilo de vida de quem não tem tempo a perder. Por isso, o Grupo Oberle oferece serviços de contabilidade digital e assessoria contábil pelos melhores e mais qualificados profissionais e estratégias para alavancar a sua empresa.

A assessoria contábil da Oberle surgiu para apoiar e direcionar o empreendedor para as melhores formas de resolver, manter em dia e dentro das normas legais as finanças e tributação da empresa. Além disso, serve como ferramenta estratégica para ampliar os negócios e construir um futuro de alta performance a partir de análises e planejamentos bem estruturados.

O que é assessoria contábil?

Em primeiro lugar é importante entender o que é uma assessoria. A assessoria é uma espécie de prestação de serviços que consiste em dar ou receber aconselhamento e auxílio sobre um determinado ramo ou assunto, onde neste caso, é sobre contabilidade. Ela está entre a cartela de serviços prestados pela Oberle, sendo uma das principais atividades prestadas por nós.

Existe uma infinidade de serviços prestados por uma assessoria de contabilidade, onde os mais comuns são aqueles ligados ao cumprimento das obrigações fiscais e tributárias – obrigatoriedades que podem fugir do conhecimento do gestor e acabarem sendo negligenciadas por conta disso. Isso serve tanto para empresas com alguns anos de funcionamento quanto para empresas que estão saindo do papel.

Além disso, a assessoria contábil vem sendo uma das principais ferramentas no controle e decisão de movimentações financeiras da empresa. O grupo ou contator que prestar essa assessoria fica responsável por identificar, mensurar e analisar todas as transações e operações financeiras da empresa, traduzindo os dados em relatórios que apoiam a tomada de decisão da gerência e constroem uma visão de futuro para o negócio.

Qual a diferença entre a assessoria contábil e o contador da empresa?

A diferença entre a assessoria contábil e um contador interno é que a assessoria conta com uma equipe de profissionais especializados em diversas áreas da contabilidade e prontos para atender todas as necessidades da empresa – situação que talvez um único contador não teria preparo ou condições de realizar. Além disso, a assessoria tem uma visão de fora da empresa, o que facilita muito na hora de tomar decisões e compreender todos documentos e regularidades que a empresa precisaria seguir, mas não está seguindo.

Onde está prescrito em lei?

De acordo com o Art. 1779 do Código Civil, os serviços de contabilidade de uma empresa são obrigatórios, determinando-se assim: “o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não”.

O que uma boa assessoria contábil oferece?

A assessoria contábil está em constante evolução e sua força no mercado ainda está crescendo e substituindo a forma antiga e antiquada de prestar serviços de contabilidade. Hoje já existem diversos serviços que a assessoria oferece com credibilidade, entre eles estão três principais:

Classificação e escrituração da contabilidade de acordo com as normas e princípios contábeis vigentes

Se você já parou para observar a quantidade de normas e princípios que a escrituração contábil tem, certamente chegou a conclusão que não conseguirá lidar com tudo isso sozinho. Somente profissionais especializados em contabilidade e legislação contábil são capazes de realizar esse tipo de função.

Elaboração de balancetes

Provavelmente você já ouviu falar sobre os balancetes – eles são demonstrativos contábeis que reúnem todas as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos. É não só um registro obrigatório, mas também essencial para a organização, gestão e transparência nas finanças de uma empresa.

Elaboração do Balanço Anual e Demonstrativo de Resultados

O balanço anual é uma das obrigações previstas ao final de um ano de trabalho. Com ele o proprietário da empresa fica a par dos bens adquiridos, das dívidas em aberto e de todas as informações financeiras de maneira ampla que aconteceram naquele ano que se passou. E o demonstrativo de resultados é também uma ferramenta para analisar a lucratividade da empresa. Com ele, o empreendedor analisa os resultados obtidos e traça as estratégias futuras.

Além de oferecer todos esses serviços de forma completa e com qualidade, a Oberle também se destaca por trabalhar com base em tecnologia. O que permite a assessoria é a empresa acompanhar as necessidades do mercado e supri-las, colocando o negócio na frente quando o assunto é gestão financeira.

Assessoria fiscal

O departamento fiscal é um dos mais importantes e complexos dentro das empresas. Sabendo como é dificultosa a legislação contábil e suas modificações constantes, característica que afeta o bom funcionamento da empresa, o empreendedor tende buscar por um serviço de assessoria fiscal juntamente da assessoria contábil. 

Dentro da assessoria contábil, a Oberle oferece o serviço de assessoria fiscal, a fim de atender as necessidades de nossos clientes oferecendo um suporte fiscal extremamente atualizado e assertivo. O que garante que nos âmbitos municipal, federal e estadual, seja cumprido as exigências tributárias.

Dentro da assessoria fiscal da Oberle estão os serviços de: 

  • Emissão dos Livros Fiscais exigidos por lei;
  • Cálculo de impostos e emissão de suas respectivas guias;
  • Planejamento tributário em conjunto com o cliente;
  • Elaboração e entrega das Declarações de SINTEGRA, DIPI, DIMOB, EFD-Contribuições;
  • Re-cálculo de tributos não pagos no vencimento;
  • Acompanhamento de fiscalização;
  • Assessoria quanto legislação pertinente.

O contador no lugar de consultor

Na assessoria contábil, o contator assume um papel extra – o de consultor. Aqui na Oberle, nossos contadores recebem treinamento para lidar com o planejamento, orientação e execução de serviços e projetos contábeis dentro das empresas de nossos clientes. 

O que os empreendedores mais buscam é amparo profissional de alguém qualificado para entender e solucionar os problemas relacionados à contabilidade e às atribuições de um contador. E é justamente esse o papel de uma assessoria contábil: se conectar com o cliente para preservar a saúde financeira do negócio e dar orientação tanto contábil, quanto de gestão que auxiliem o empreendedor a cultivar sucesso na sua empresa. 

Sendo assim, o contador além de auxiliar na parte financeira da empresa, também participa de decisões como contratação de funcionários, re-enquadramento tributário e análise dos resultados financeiros. Esse é o principal diferencial da assessoria contábil Oberle, estar presente em vários momentos importantes da empresa.

Quais os benefícios de contratar a assessoria contábil da Oberle?

A assessoria contábil é um divisor de águas na trajetória da sua empresa. Se antes a contabilidade era realizada de forma complicada e você não entendia nada, agora com os nossos consultores e um sistema digital que facilita a sua vida a sua empresa alcançará outro patamar. Estamos sempre acompanhando a evolução do mercado e suas novas exigências, entendemos a importância da contabilidade como uma ferramenta de gestão. 

Entenda abaixo os principais benefícios que a assessoria contábil da Oberle oferece para a sua empresa:

  • Ferramentas mais modernas de tecnologia;
  • Ganho de performance;
  • Análise e monitoramento de finanças;
  • Relacionamento consultivo;
  • Contabilidade digital;
  • Otimização de tempo;
  • Parceria no processo de profissionalização dos clientes.

Ao contratar os serviços de assessoria contábil da Oberle, além de manter a sua empresa dentro das questões legais, você ainda tem o benefício de reunir todas as informações coletadas pela nossa equipe para realizar relatórios e análises econômicas da empresa. 

Por isso, é extremamente importante contar com um parceiro que tenha notório conhecimento de todo processo de gestão contábil, para tirar o melhor proveito do seu financeiro e encontrar não só resultados, mas análises para melhorar.

A importância de contratar uma assessoria contábil

Com tudo que falamos aqui, ficou claro que contratar uma assessoria contábil não é um luxo, mas sim uma necessidade. A Oberle nasceu para unir as forças entre empreendedores e contabilidade e alcançar o melhor dos dois, desvendando os mistérios do setor financeiro e facilitando todo processo tributário e fiscal a partir da assessoria contábil.

A assessoria tem como característica transmitir segurança e amparo aos seus clientes. Quando isso acontece, o empreendedor pode respirar e por os pés no chão para encontrar a melhor forma de gerir a empresa. Afinal, não há nada melhor do que receber uma ajuda no que parece impossível, como administrar a empresa como um todo sem perder o controle.

Gostou deste artigo? Faça uma simulação e calcule sua mensalidade agora mesmo.