Como precificar um produto ou serviço?
Saber como precificar um produto ou serviço costuma ser um desafio para muitos gestores. Entenda, com o nosso artigo, a fazer isso da maneira correta
Entender como precificar um produto ou serviço não é uma tarefa fácil.
O dilema mora aqui: definir um preço muito baixo, o que normalmente é visto como um atrativo pelos clientes, pode acarretar em prejuízo para a sua empresa.
Já ao contrário, quando se define um preço muito alto, pode até resultar em uma margem de lucro maior — mas faz com que você perca competitividade junto aos seus concorrentes.
Sendo assim, é muito importante estabelecer o preço de seus produtos ou serviços da forma certa, fazendo com que ele seja atrativo para seu público e de acordo com a realidade da sua empresa.
E, para te ajudar nesta tarefa, elaboramos este artigo.
Nele, vamos conversar sobre o que é preço de venda, sua importância, a diferença entre receitas, gastos, custos e despesas, o que deve ser considerado ao montar o preço de venda de seus produtos.
Ao final, ainda vamos disponibilizar uma ferramenta que vai te ajudar a realizar a precificação de seus produtos e serviços da maneira correta.
Continue conosco e entenda como precificar um produto ou serviço da maneira correta!
O que é o preço de venda?
De forma direta, podemos entender como preço de venda sendo aquele disponibilizado para que o seu consumidor possa adquirir um determinado produto ou serviço em seu empreendimento.
Em um mundo cada vez mais conectado, defini-lo adequadamente é a melhor maneira para que você consiga atrair mais clientes para seu estabelecimento e aumentar sua lucratividade.
Nesse sentido, saber como precificar um produto ou serviço é essencial para que sua empresa consiga se destacar no mercado e apresentar uma boa performance em seus números.
Principalmente em um contexto em que existem várias ferramentas que permitem com que consumidores possam obter as informações necessárias quanto aos aspectos quantitativos e qualitativos.
Nesse sentido ganham destaque, tendo como base aspectos relacionados diretamente aos valores cobrados por seu estabelecimento, o site Buscapé e o comparador de preços da Zoom.
O site Buscapé é bastante conhecido e está no mercado desde 1999 e tem como proposta apresentar os valores de um produto ou entre diferentes empresas que comercializam na internet.
Já o Zoom, além de permitir comparação entre os diferentes estabelecimentos, ainda possibilita acompanhar sua variação ao longo de um período.
Sendo assim, podemos perceber que muito entender o que seria um preço é o passo inicial para que você possa realizar a precificação de um produto ou serviço da maneira correta.
Como ele deve ser formado?
Inicialmente, para responder a essa pergunta, é importante que a gente converse sobre uma das estratégias mais comuns utilizadas por gestores ao estabelecer o seu preço de venda, a qual seria se basear unicamente pelos seus concorrentes.
A gente entende que é muito difícil empreender e tornar seus produtos ou serviços mais atrativos quando se possui um preço maior do que outras empresas do mesmo segmento.
Porém, por vezes, isso é necessário para que você consiga lucrar ao operar e não trabalhe apenas para pagar suas contas.
Dessa forma, é necessário que você entenda que existem formas de se trabalhar com preços maiores do que aqueles praticados pelo mercado ao se utilizar determinadas estratégias e esse será o tema de um de nossos tópicos logo adiante.
Sendo assim, compreender como precificar um produto ou serviço consiste em saber que ele deve conter não apenas os gastos que você precisou ter para adquiri-lo e colocá-lo à disposição do seu público.
Mas também contempla o valor do lucro que você deseja obter ao realizar a negociação.
Esse lucro também pode ser entendido como o pagamento por seus esforços colocá-los à disposição do mercado e a contrapartida por todo o risco que você, como empreendedor, assume ao investir em seu negócio.
Nesse sentido, uma forma simples que serve para ilustrar a formação do preço de venda e que vai te ajudar a entender como precificar um produto seria:
Preço de venda = Custos + Despesas + Margem de lucro
Por que é importante se preocupar com esse aspecto?
Como já explicamos, um dos principais motivos para que você entenda como precificar seus produtos é para afastar a possibilidade de estar tendo prejuízos ao negociar seus produtos ou serviços.
E isso, por incrível que pareça, pode ser algo mais comum do que se imagina, principalmente quando você tem como base unicamente os preços estipulados por seus concorrentes.
Perceba que, por mais que atuem no seu segmento ou tenham uma empresa similar a sua, podem ter acesso a vantagens que você ainda não pode alcançar.
E isso pode acontecer devido a um benefício fiscal que estão aproveitando, um contrato com fornecedor que garante adquirir mercadorias a um menor preço, ou mesmo gastos mais enxutos em seus processos internos.
Portanto, você que precisa saber como precificar um produto ou serviço deve, primeiramente, olhar para dentro do seu negócio.
Quais as principais dificuldades ao elaborar o preço de venda de seus produtos ou serviços?
Agora vamos ter bastante sinceridade em nossas palavras: fazer essa análise interna nem sempre é uma tarefa fácil.
Demanda, antes de tudo, muita disciplina e processos bem estruturados.
Mas precisamos concordar que, se tratando de empresas menores e em início de atividades é algo que se torna mais fácil.
Isso porque, no primeiro caso, o volume de informações costuma ser bem menor, já no segundo é mais fácil organizar as rotinas de acordo com as necessidades do empreendimento.
Mesmo assim, demanda atenção da gestão para entender quais, de fato, são os processos que devem ser mantidos e aqueles que precisam ser descartados.
Enxugar suas rotinas possibilita redução nos erros relacionados ao registro de dados, permitindo que você tenha informações mais confiáveis ao gerir seu empreendimento, principalmente para saber como precificar um produto ou serviço da maneira correta.
Além dessa adequação, outra dificuldade que costuma ser bastante comum se trata de compreender como alguns custos serão incorporados no seu preço de venda.
Isso porque incorporar em suas mercadorias os valores pagos a título de comissão costuma ser uma tarefa fácil.
Ou seja, é claro que se um você pagou a comissão X sobre um produto A, basta acrescentar esse valor X ao preço do respectivo item.
Mas e, por exemplo, se tratando dos custos tidos com sua contabilidade?
Como dividi-lo entre os diferentes itens que você comercializa em seu estabelecimento?
Talvez essa não deva ser uma tarefa assim, tão simples, concorda? E isso tende a se torna ainda mais difícil quando você possui uma variedade muito grande de itens e eles são diferentes.
O que você precisa conhecer para definir seu preço de venda da forma correta?
Nesse sentido, para que você domine como precificar um produto ou serviço é necessário ter acesso a algumas informações sobre a operação do seu empreendimento.
E isso vai estar diretamente relacionado à maneira como suas rotinas serão estabelecidas, a forma como você registra as informações geradas ao desenvolver as atividades da sua empresa e de acordo com o tipo de ferramenta que você usa para gerir as informações do seu negócio.
Tais pontos são importante pois é através deles que você poderá conhecer:
- Quanto você gastou para adquirir insumos para prestar serviços, fabricar produtos ou o preço das mercadorias vendidas;
- Quais os gastos para pagar seus colaboradores;
- Quanto de tributos foram pagos no período;
- Gastos com serviços de transportes e logística necessária para adquirir insumos e entregar o produto final ou concluir o serviço prestado a seus clientes;
- Taxas bancárias cobradas nas operações de seu empreendimento, dentre outros.
Na verdade, esses são apenas alguns dos itens que deverão ser considerados, é fundamental que você controle todas as operações realizadas pela sua empresa, principalmente os desembolsos, eles serão essenciais e vão te ajudar a definir como precificar um produto ou serviço.
Então, é importante que você domine alguns termos muito comuns na área contábil e que fazem parte do administrativo de empresas, vamos a eles?
O que são receitas, gastos, custos e despesas?
Receitas
Vamos começar nossa conversa tratando sobre as receitas.
Elas podem ser entendidas como todos os ingressos de recursos que acontecem em seu estabelecimento.
As mais comuns acontecem quando você presta um serviço ou vende uma determinada mercadoria, mas existem vários outros tipos, como, por exemplo:
- Recebimento de aluguéis;
- Rendimento de aplicações financeiras;
- Venda de ativos, dentre outras.
Gastos
Já os gastos é um termo genérico e que pode ser usado para todo desembolso de recursos realizados em seu empreendimento, ou seja:
- Pagamento de fornecedores;
- Pagamento a seus funcionários;
- Aquisição de material de limpeza;
- Pagamento a manutenção de máquinas, dentre outros.
Custos
Custos já são gastos mais específicos, voltados para a obtenção de materiais e serviços que estão diretamente ligados à produção, venda ou prestação de serviços.
Sendo assim, eles podem ser:
- Custos Fixos: que não mudam de acordo com a sua produção, ou seja, independentemente da quantidade produzida eles serão os mesmos, como por exemplo internet, material de limpeza e aluguéis.
- Custos Variáveis: esses vão acompanhar o ritmo da sua produção, ou seja, quanto mais produtos vendidos, confeccionados ou serviços prestados mais gastos com eles sua empresa terá. São exemplos deles a folha de pagamento do pessoal do chão de fábrica, matéria-prima e embalagens.
- Custos Diretos: são aqueles que estão ligados diretamente ao seu produto é facilmente identificável neles, como por exemplo os custos com embalagens, folha de pagamento dos vendedores de uma loja, matéria-prima e insumos usados na prestação de serviços.
- Custos Indiretos: já os custos indiretos são aqueles que não podem ser facilmente percebidos no produto acabado, nas mercadorias revendidas ou serviços prestados, mas que são importantes para que todo o processo aconteça e que com eles se relacionam, como, por exemplo, o pagamento de empresas terceirizadas e seguros.
Despesas
Entendemos que elas são aqueles gastos que não se relacionam diretamente com a produção, comercialização ou prestação de serviços, mas que são importantes para que sua empresa possa faturar
São exemplos de despesas:
- Taxas bancárias;
- Material de escritório;
- Contas de telefonia;
- Serviço de segurança patrimonial, dentre outros.
Bem, agora que você já tem uma ideia sobre como deve ser montado e o que é necessário para montar o preço de seus produtos, agora vamos conversar sobre alguns itens específicos que devem constar em sua composição.
O que considerar ao montar o preço dos seus produtos ou serviços?
Então, como percebemos, entender como precificar seus produtos ou serviços demanda ter domínio sobre todos os gastos envolvidos na dinâmica da sua empresa.
Além disso, existem alguns conceitos, como o de markup e margem de contribuição que devem ser considerados nesse momento.
Sendo assim, para que você tenha uma melhor compreensão sobre o assunto vamos comentar nas próximas linhas sobre alguns deles, por que são importantes e como devem ser considerados ao se buscar saber como precificar um produto ou serviço.
Enquadramento fiscal
Atualmente, temos três diferentes enquadramentos fiscais:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Eles determinam como sua empresa deverá recolher os tributos em um determinado período e estão diretamente ligados à carga tributária que o seu negócio deverá suportar.
Nesse sentido, um dos preferidos é o Simples Nacional, por ser um regime voltado exclusivamente para micro e pequenas empresas e ter como foco a busca por enxugar os gastos com tributos e simplificar a burocracia que precisam atender.
Isso é realizado tendo em vista que esses tipos de negócios costumam estar em desvantagem competitiva em comparação a empresas de porte maiores que geralmente têm um maior poder de barganha.
Porém é importante deixar claro que nem sempre estar enquadrado no Simples Nacional será sinônimo de redução do pagamento de tributos, depende muito do contexto.
Sendo assim, realizar um planejamento tributário contribui para dar mais segurança quanto à opção.
Isso porque através dele é realizado um estudo detalhado, tendo em vista a realidade da empresa e características do mercado, sobre qual desses regimes seria o apropriado para o seu empreendimento.
Entender esses aspectos vão te ajudar não apenas a saber como precificar um produto ou serviço, mas também a buscar alternativas que possam reduzir os seus custos e possibilitar com que os valores cobrados sejam mais atrativos a seus clientes.
Preço dos concorrentes
Um outro ponto importante que você precisa conhecer mas que não pode, em hipótese alguma, ser o único critério para compreender como precificar um produto ou serviço é o preço praticado pelos seus concorrentes.
Eles são importantes por fornecerem uma base sobre como, possivelmente, o critério do consumidor irá se comportar, já que menor preço, de fato, é um dos chamarizes para atrair e fidelizar clientes, mas não o único.
Dessa maneira, ao fazer o levantamento de seus custos e estipular a margem de lucro que você deseja ganhar em suas vendas, perceber que praticar esses valores fará com que sua empresa tenha prejuízos, está no momento de diversificar sua estratégia.
Sendo assim, é importante que você busque maneiras e agregar valor, e isso pode ser feito, por exemplo:
- Não vendendo apenas um produto ou prestando um serviço, mas uma experiência;
- Apostando em um atendimento de excelência, seja na forma como o cliente é abordado, nos canais de atendimento disponíveis ou mesmo na agilidade como a entrega é feita;
- Investindo em espaços confortáveis;
- Diversificando os meios de pagamento e prazos;
- Torando suas embalagens mais atrativas;
- Desenvolvendo um relacionamento mais próximo com o seu público.
Nesse aspecto, o marketing pode ajudar bastante.
Isso porque, através dele, você pode entender melhor o seu público e alinhar sua atuação de forma a atender as necessidades deles.
Comissões e descontos
As comissões são os valores pagos a seus vendedores ao fecharem uma negociação.
Servem como forma de incentivo e motivam seus colaboradores e parceiros a buscarem maneiras que contribuam para aumentar o faturamento da sua empresa.
Já os descontos são praticados junto a seus clientes faz com que seus clientes tenham a sensação de estarem fazendo um negócio lucrativo com a sua empresa.
Ao compreender como precificar um produto ou serviço é fundamental levar esses dois aspectos em consideração.
Primeiro para saber quais os limites de comissões que podem ser praticados sem prejudicar a lucratividade do seu negócio.
Também para identificar quais os valores de descontos podem ser aplicados sem necessariamente comprometer os resultados da sua empresa.
Inadimplência
Você que é gestor sabe que nem mesmo empresas, por maiores e mais estruturadas que sejam, estão livres de problemas financeiros.
Devido ao mercado e outros fatores sempre existe uma chance de uma pessoa, física ou jurídica, acabar não podendo arcar com seus compromissos.
Sendo assim, analise o comportamento geral de seus clientes no quesito inadimplência e inclua um percentual em seu preço de venda relacionado a possíveis prejuízos que você possa ter com esse aspecto.
A forma adequada de como precificar um produto ou serviço também deve considerar essas questões.
Política de prazos e taxas bancárias
Outro ponto importante que deverá ser considerado ao compreender sobre como precificar um produto ou serviço está relacionado à política de prazos adotada em sua empresa, as taxas pagas e os riscos envolvidos.
Em relação aos riscos, você cumprindo com o que trouxemos sobre a maneira de incluir a inadimplência em seus custos contribui para reduzir possíveis perdas.
Mas em relação aos prazos temos dois aspectos que precisam ser discutidos.
O primeiro deles diz respeito à relação entre o período que você leva para pagar os seus fornecedores e o recebimento de seus clientes.
Já pensou ter que pagar a matéria-prima adquirida em 30 dias sendo que você realizou vendas parceladas com a entrada apenas em 45?
É muito provável que você não tenha dinheiro em seu caixa e tenha que recorrer a empréstimos que, por sua vez, tratando-se de capital de giro, costumam ter juros altos e carência curta para pagamento.
Outro aspecto diz respeito justamente às taxas cobradas quando se diversifica os meios de pagamento em sua empresa, principalmente tratando-se de cartões.
Sendo assim leia seus contratos, conheça tudo aquilo que está sendo cobrado em cada venda que você realizar em sua empresa.
Integre esses números nos valores de seus itens, agir assim é sinal de que você entendeu corretamente como precificar um produto ou serviço.
Entenda a diferença entre Markup e Margem de Contribuição
Até aqui falamos dos custos e despesas envolvidas em suas vendas, agora vamos conversar um pouco sobre dois conceitos relacionados aos lucros do seu negócio.
O primeiro deles é o markup.
Trata-se de um índice que considera o percentual das despesas fixas, variáveis, dos custos diretos e a margem de lucro que se deseja obter.
Dessa forma eles devem ser somados e utilizados de acordo com a fórmula abaixo:
Markup = 100 / [ 100 – Despesas Variáveis + Despesas Fixas + Margem de Lucro]
Já a margem de contribuição vai te ajudar a entender o potencial que o lucro tem de pagar suas despesas fixas e os custos.
Ou seja, o quanto que sobra de dinheiro após retirados os custos e despesas variáveis do ítem.
Nesse contexto, a margem de contribuição pode ser obtida através da seguinte fórmula:
Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)
Por que contar com a tecnologia é uma estratégia inteligente ao realizar a precificação em seu empreendimento?
Nesse sentido, tratando-se de entender como precificar um produto ou serviço, pelo que você já percebeu, ter uma organização eficiente e disciplina é, com certeza, essencial.
Tratando-se de organização, é importante que você tenha uma estrutura interna que permita obter todas as informações trazidas até o momento em nosso artigo.
E isso é algo que pode ser realizado com mais facilidade quando você conta com auxílio tecnológico, já que existem vários softwares disponíveis no mercado que te ajudam nessa tarefa.
Além disso, você pode contar também com o apoio de planilhas para ter um melhor controle dos seus índices e realizar a precificação de serviços da maneira correta.
Como uma Planilha de Precificação de Produtos e Serviços pode te ajudar?
Para te ajudar nessa tarefa, nós desenvolvemos uma Planilha de Precificação de Produtos e Serviços específica para isso.
Totalmente prática e simples de usar, ela cumpre muito bem sua função de te ajudar a entender qual o preço adequado que deve ser praticado em seu empreendimento.
Na primeira aba, “Apresentação”, você terá um entendimento sobre o que se trata a planilha e seu objetivo.
Na guia “Instruções” você deverá colocar os dados da sua empresa, como faturamento, despesas fixas mensais, enquadramentos, dentre outros.
Tudo está devidamente explicado pensando justamente em simplificar com que você faça uso da nossa poderosa ferramenta.
Na aba “Precificação” você encontra informações importantes sobre valores pagos em impostos, valores totais de vendas, lucro líquido e bruto.
Ela é importante tanto para você que deseja montar o preço de seus produtos quanto para entender como o faturamento da sua empresa se comportou em um determinado período.
Por que o apoio de uma contabilidade digital pode contribuir para melhorar o desempenho da sua empresa?
Nossa Planilha de Precificação de Produtos e Serviços foi desenvolvida por profissionais especializados, que entendem as necessidades do seu negócio.
E disso nós, da Orbele Contabilidade Digital, temos domínio. Somos uma empresa focada em levar soluções para que seu negócio possa se desenvolver.
Sendo assim, disponibilizamos serviços de:
- Consultoria Tributária;
- Gestão Financeira (BPO);
- Departamento Pessoal e Fiscal;
- Trilha de Gestão;
- Certificado Digital.
Através deles buscamos te ajudar a reduzir custos, simplificar processos e aumentar a lucratividade do seu empreendimento.
Contamos com especialistas altamente capacitados e focados em entregar soluções de excelência a cada um de nossos clientes.
E, caso tenha qualquer dúvida sobre como nossos serviços poderão te ajudar a ter uma melhor performance em seu empreendimento, entre em contato com um de nossos especialistas.